Saúde bucal infantil: Importância de ensinar as crianças a cuidarem dos dentes

Muitos dos nossos hábitos foram adquiridos quando ainda éramos crianças. É de extrema importância introduzir bons hábitos ainda na infância, para que as crianças cresçam com bons costumes. E escovar os dentes é um deles.

Quando uma criança começa a ter autonomia, é essencial ensiná-la como e porquê deve esconder os dentes diariamente, da maneira correta.

Os planos odontológicos para as crianças devem ser obtidos antes mesmo de começarem a nascer os primeiros dentinhos e, principalmente, quando já tiverem nascido.

Para que a criança tenha um sorriso saudável desde sempre, é fundamental inserir desde cedo a escovação dos dentes em sua vida.

Ensine a criança como deve fazer

Algumas crianças podem apresentar uma certa resistência na hora de escovar os dentes, mas a sua função é fazer desse momento algo divertido, prazeroso e lúdico.

Separe um cantinho com as coisinhas do seu filho, dê uma escova de dentes temática, de preferência com algum personagem que ele goste. Isso fará com que sinta mais vontade em fazer a higiene bucal.

Ensine a criança que deve usar apenas um pouco de creme dental para a escovação e que é muito importante que ela não o engula e sempre cuspa.

Oriente-a a fazer movimentos leves e circulares, a escovar cada cantinho dos dentes e a finalizar com a higienização da língua.

Você também pode ensiná-la como usar o fio dental. Por ser um processo mais complexo, a maioria das crianças passam a usá-lo por conta própria a partir dos 7 ou 8 anos de idade. Enquanto isso, fique responsável por essa parte.

Explique para a criança cada passo da escovação e como cada um deles é importante para evitar cáries e placas de tártaro.

Alguns problemas dentários comuns que podem ser ocasionados pela má higienização bucal

Cáries e placa bacteriana

As cáries são muito comuns em crianças. Um dos sintomas delas é a aparição de manchas brancas e opacas nos dentes, principalmente perto das gengivas. É muito importante ficar de olho nas cáries, mesmo se tratando dos dentes de leite e tratá-las o quanto antes. Não apenas pela dor que causam, mas para poder evitar tratamentos mais complexos, como o tratamento de canal.

O acúmulo de placa bacteriana é normal. Ela ocorre devido às dificuldades na hora da escovação dos dentes e de fazer a higienização completa. O consumo excessivo de doces e alimentos com uma grande concentração de açúcar também colabora para que esse acúmulo de placa bacteriana evolua para uma cárie.

As crianças estão sujeitas e vulneráveis às cáries desde o nascimento dos primeiros dentes.

Calcula-se que quase dois terços das crianças até três anos de idade sofram das chamadas “cáries de mamadeira”, e por conta disso é muito importante iniciar a higienização a partir desse momento. Primeiramente, com uma dedeira e após o nascimento dos primeiros molares, com uma escova de dentes específica.

Perda precoce dos dentes

Pode não parecer um problema tão grave, mas a perda precoce dos dentes de leite pode fazer com que a criança fique muito tempo sem um dente, até o nascimento do dente permanente.

Isso pode prejudicar os movimentos da boca, como a mastigação, fazendo com que funcionem de forma programada e cause o entortamento e desalinhamento dos dentes.

Má oclusão

A má oclusão (problema de encaixe dos dentes) também é muito comum na infância.

Mordida cruzada, mordida profunda e mordida aberta são alguns tipos de má inclusão e a ortodontia é o tratamento mais indicado para corrigi-los por meio dos diversos tipos de aparelhos disponíveis.

Importância de uma alimentação saudável

É importante que esteja atento aos tipos de alimentos que a criança está ingerindo, pois isso pode afetar diretamente a sua saúde bucal. Preste atenção na quantidade de açúcar, gordura e amidos que contém alguns dos alimentos que as crianças mais gostam de comer, pois eles possuem substâncias ácidas que deixam os dentes mais frágeis.

Uma alimentação rica em vitaminas é indispensável para um desenvolvimento saudável dos dentes. O cálcio e o flúor são minerais muito importantes para a saúde bucal e não podem faltar na saúde das crianças.

Leave your comment