TAG Saúde Infantil: Conheça os benefícios do método Gustavo Borges para o desenvolvimento das crianças!

Sempre ouvimos falar no quão importante é incluir esportes na vida da criança desde pequenininhas, para que possam crescer saudáveis e com bons hábitos. E a natação é um dos mais citados. 

Mas além de aprender a nadar, é muito importante que sejam utilizados bons sistemas de ensino para que o pequeno tire das aulas o máximo de retorno positivo possível, que é o caso do método Gustavo Borges. 

Então, continue lendo a seguir para conhecer os benefícios do MGB para o desenvolvimento das crianças.

Entendendo o que é a Método Gustavo Borges

A Metodologia Gustavo Borges consiste em, basicamente, proporcionar uma sistematização pedagógica e operacional únicas nas aulas de natação. Ou seja, foi criado um sistema de ensino cem por cento personalizado para que as melhores aulas fossem executadas.

Neste método, há um programa de aulas onde a individualidade dos alunos é respeitada. São aulas para cada nível e o processo de avaliação é baseado no desenvolvimento das habilidades aquáticas de cada um.

Então, se o intuito é buscar por Natação Infantil em Curitiba — ou qualquer outro estado —, procurar um local que utilize o método pode ser uma ótima escolha.

Benefícios do método Gustavo Borges para o desenvolvimento das crianças!

1. Metodologia estruturada de natação

No método Gustavo Borges, os alunos são divididos por níveis de acordo com a idade e a habilidade aquática, o que significa que cada criança irá aprender de acordo com as suas dificuldades ou habilidades.

Além disso, os profissionais estipulam um número máximo de alunos por aula, o que faz com que elas sejam realizadas com segurança e facilite a compreensão das atividades trabalhadas pelos alunos.

Ademais, outro método de sucesso utilizado nas aulas para manter os alunos sempre motivados, é o sistema de touca exclusivo, desenvolvido pela MGB para cada nível. Eles são incentivados a atingir os objetivos estabelecidos para conquistar a touca seguinte — como uma mudança de faixa nas artes marciais — e, consequentemente, melhoram o aprendizado. 

2. Educação por meio da natação

Uma das maiores características do método Gustavo Borges, é que seu compromisso vai muito além de um método de ensino para o esporte. Isso porque, a MGB aprimorou seu plano pedagógico de forma que incluiu, além do aprendizado motor, o aprendizado comportamental, que é de extrema importância na vida da criança em todas as fases da vida.

E dentro desse propósito, nasceu o conceito Águas da Transformação, que trabalha a ideia de educar por meio da natação. Então, em cada nível pedagógico (separados por idade e habilidade motora), são trabalhadas uma série de competências da área cognitiva comportamental.

Dessa forma, trabalha-se em diversos objetivos, bem como:

  • Aprender a ser;
  • Aprender a fazer;
  • Aprender a conhecer;
  • Aprender a viver junto.

Ou seja, a criança não apenas aprende a nadar, mas também a ser um indivíduo melhor perante a sociedade, pois sabemos como a infância é importante para moldar nossa personalidade no futuro.

E esses são os pilares pedagógicos nos quais a MGB se baseia como forma de educação através do ensino da natação, trabalhando sempre de forma lúdica e contextualizada com o mundo da criança para melhorar a qualidade do aprendizado.

Leave your comment