Como ensinar as crianças sobre tipos de investimentos financeiros

Quando se é criança, o ser humano tem mais facilidade em aprender novos hábitos e comportamentos, e por isso muitos pais tentam matricular os filhos em cursos de idiomas quando estão nessa fase do início da vida. A facilidade de absorção e retenção de conhecimento nas crianças são um ponto a mais de destaque enquanto estão nessa fase da vida.

Por esses motivos que nessa fase é tão importante ensinar aos pequenos a importância do dinheiro para nossa vida e sociedade. Não estamos dizendo que é preciso você fazer um curso de graduação inteiro com as crianças, mas que pelo menos através de algumas pílulas diárias, possa mostrar o valor dos investimentos financeiros e como elas poderão se beneficiar no futuro de algumas escolhas que farão hoje. Ficou perdido? Veja algumas dicas!

Ensine o valor do dinheiro

Partindo do princípio que seu filho seja uma criança comum, ela vai te pedir de forma frequente para comprar alguma coisa, seja um doce ou brinquedo. É ideal que você consiga utilizar essas oportunidades para ensinar o valor do dinheiro para seus pequenos. Nesse momento em que eles pedem algo, eles se tornam mais ouvintes e prontos para receber um sinal positivo de sua parte. 

Você pode citar, por exemplo, que conseguiu economizar dinheiro através do bônus betmotion, quando depositou pela primeira vez seu dinheiro no site da betmotion. Se a criança estiver próxima da pré-adolescência ele poderá entender melhor o que isso significa e as vantagens.

Ensinando através de literatura

Outro modo de ensinar sobre investimentos financeiros às suas crianças é por apresentar o poder da leitura. Na verdade, muitos pais fracassam quando o assunto é incutir a leitura na vida de suas crianças, mas se você pelo menos tentar, através de alguns hábitos e técnicas, poderá ser bem sucedido.

Quando a tarefa de fazer a leitura de um livro não for tão desafiadora, você pode dar-lhe a tarefa de ler um livro que aborda a economia e a importância de valorizar o dinheiro. Mas preze por leituras leves, de acordo com a idade do seu filho, para que não se torne um fardo e um castigo para ele aprender sobre finanças.

Ensinando através de contas correntes digitais

Nos dias atuais existem contas correntes digitais que dão conta de ensinar pequenas lições intuitivas de economia. Existem bancos e instituições financeiras que possuem um tipo especial de conta corrente digital para crianças, como por exemplo o Next, banco digital do Bradesco.

Nessa conta digital para crianças e adolescentes, o Next Joy, eles possuem até um cartão de débito customizado para o jovenzinho. Só o fato deles possuírem um cartão próprio pode ensinar sobre a importância de ter um dinheiro guardado – bem como o princípio de investimentos.

Vídeos de palestras sobre o mundo financeiro

No Youtube, em meio a dezenas de milhões de vídeos onde não ensinam nada e servem de puro escapismo, há também muito conhecimento compartilhado por professores, criadores, mentores e pessoas que querem ajudar outros através do conhecimento. 

Você pode utilizar vídeos de palestras ou de minicursos disponíveis na plataforma e assisti-los com seu filho e assim fazer anotações que podem facilitar o aprendizado dele. Agora é sua vez de ir lá e fazer!

Leave your comment