3 Maneiras para educar as crianças sobre o descarte correto do lixo

A educação ambiental é de extrema importância na vida de todos, e qual melhor maneira de torná-la natural na vida de alguém, do que introduzi-la desde a infância?!

Veja a seguir algumas maneiras de educar crianças sobre o descarte correto do lixo e a conscientizá-las desde cedo.

Qual a importância da educação ambiental para crianças?

Nos dias atuais, ainda é muito comum ver adultos que possuem zero conhecimento sobre cuidados para com o meio ambiente, o que resulta em acontecimentos catastróficos como entupimento esgoto, enchentes etc.

E por conta disso, é de extrema importância que a educação ambiental seja introduzida na vida das crianças desde cedo, pois dessa forma elas crescerão tendo consciência ecológica e não cometerão erros graves contra a natureza.

Saber como instruir crianças sobre o lixo e seu impacto na natureza, fará com que elas se tornem adultos conscientes e responsáveis por suas ações e facilite também a vida dos pais, pois elas se sentirão importantes e grandes colaboradores neste quesito.

Além disso, as crianças são vistas cada vez mais como guardiãs do meio ambiente, capazes de conscientizar até mesmo os próprios pais e garantir um futuro melhor para o planeta. E quando esse aprendizado é inserido desde cedo, as chances de obter sucesso são bem maiores.

Maneiras para educar as crianças sobre o descarte correto do lixo

1. Ensine a selecionar e separar o lixo

O consumo de lixo vem ficando cada vez mais alto nos últimos tempos e as estimativas são de aumento para um futuro muito próximo, pois a falta do descarte correto do lixo tem sido muito presente em vários lugares do mundo.

Portanto, o primeiro passo a ser dado, deve ser mostrar para a criança a importância de selecionar o lixo e onde depositá-lo. Você deve ensinar também que, quando um material vai para o meio ambiente, ele demora décadas para se decompor, o que gera consequências negativas para os seres humanos, bichinhos e para a natureza em geral.

Então, ensine para elas que o lixo deve ser descartado por categorias e cores das lixeiras:

  • Lixeira vermelha: Destinada a todos os rejeitos de plástico;
  • Lixeira azul: Destinada a resíduos de papel e papelão, exceto papel higiênico usado e guardanapos sujos;
  • Lixeira verde: Destinada a vários tipos de vidros, exceto espelhos e cristais;
  • Lixeira amarela: Destinada aos lixos de metal, como embalagens metálicas, pregos e clipes;
  • Lixeiras marrom ou cinza: Destinada ao lixo orgânico, como restos de comida e plantas.

2. Ensine por meio de brincadeiras

Aproveitar a curiosidade infinita que as crianças possuem para ensinar coisas úteis para a vida é uma técnica perfeita para introduzir a educação ambiental em suas vidas.

Ensiná-las de forma divertida pode ser bem mais fácil para que elas aceitem algo tão sério, portanto, vale muito a pena comprar jogos de materiais sustentáveis, propor brincadeiras que explorem o conhecimento pelo meio ambiente, criar competições etc.

Além disso, uma ótima dica para despertar o interesse dos pequenos para cuidar do meio ambiente, é criar brinquedos com materiais recicláveis. Além de conscientizá-las, será algo extremamente divertido.   

3. Conscientize o consumo sustentável

Por último, para completar sua missão de introduzir bons cuidados ao meio ambiente para crianças, é muito importante que você a ensine sobre o consumo sustentável.

Incentive o pequeno a evitar exageros e desperdícios e mostre-o que, além de acumular e jogar fora brinquedinhos e roupas que ele não precisa — o que deve ser uma opção apenas em casos realmente necessários — ele pode doar para crianças que realmente precisam, a fim de diminuir a produção de mais material.

Leave your comment