Muitos dos nossos hábitos foram adquiridos ainda na infância, por isso, é muito importante ensinar para a criança, desde cedo, que elas devem escovar e cuidar dos dentinhos.
Levar a criança ao dentista frequentemente é muito importante para manter sua saúde bucal sempre em dia e, o mais importante, prevenir que problemas mais sérios aconteçam.
Portanto, continue lendo a seguir para entender um pouco mais sobre tal importância.
Por que o dentista é tão importante na infância?
Nós sempre ouvimos falar sobre quão importante é para um adulto cuidar da saúde bucal periodicamente a fim de evitar problemas mais sérios e estar sempre visitando um dentista de confiança.
No entanto, não são apenas os adultos que precisam desse cuidado, pois as crianças também. E desde cedo.
Muitos pais têm a ideia de que, pela criança possuir apenas um ou dois dentinhos, ainda é preciso esperar para que todos já tenham nascido, mas isso não é verdade.
Os cuidados com a saúde bucal dos pequenos devem começar quando ainda são pequeninos, com o objetivo de prevenir complicações e ensiná-los desde cedo sobre higiene bucal.
Além disso, a odontopediatria é responsável por acompanhar o crescimento dentário e ósseo das crianças, o que é muito importante para saber, desde cedo, se a criança irá precisar de algum tratamento específico através de aparelhos dentários etc.
Ademais, este profissional auxilia também na prevenção de doenças bucais e disfunções que podem se acometer com o tempo, pela falta de acompanhamento do dentista.
A prevenção pode evitar problemas futuros!
Muitos problemas bucais podem acontecer bem cedo e, por isso, é muito importante que os pais tenham consciência sobre a importância desses cuidados durante toda a infância do filho.
Muitos não sabem, mas esses cuidados devem ser tomados a partir dos 3 meses, onde a criança ainda está sendo amamentada de forma artificial associada ou não a natural. E devem seguir até a troca dos dentes.
Mesmo antes dos primeiros dentes nascerem, os pais devem iniciar a higiene oral do bebê, limpando a gengiva com gaze ou fralda limpa embebida em água.
Isso porque, existem muitos parâmetros importantes que cada fase do crescimento precisa atingir antes do nascimento dos primeiros dentes.
E essa atenção desde as primeiras fases da vida evita da criança, pode evitar que a mesma desenvolva problemas mastigatórios, estéticos e fonéticos, que são muito comuns, mas podem ser resolvidos antes mesmo de acontecerem para que o pequeno tenha uma qualidade de vida melhor.
Com a orientação frequente de um profissional qualificado, pode-se diagnosticar alguma alteração e realizar, rapidamente, exercícios de fisioterapia e pequenas mudanças na postura de amamentação, bicos de mamadeiras para que a saúde bucal da criança fique em dia.
Perdendo o medo de dentista
É muito comum que as crianças tenham medo de ir ao dentista, afinal, até mesmo um adulto possui um certo receio quando se depara com as brocas de dentista.
No entanto, quanto mais cedo o seu filho estabelecer uma relação com o dentista, menores serão as chances de ela desenvolver esse medo de ir a consultas.
Por isso, é muito importante escolher bem o profissional que irá atender a criança, para garantir que o mesmo saiba lidar com essa faixa etária e saiba criar um ambiente agradável para ela.