Veja o que fazer para deixar a casa mais segura para as crianças

Quem tem criança em casa sabe que elas são bem curiosas e por isso, perguntam muito e também mexem muito nas coisas, principalmente se a criança for bem pequena. Sendo assim, é preciso planejar a casa antes mesmo da criança nascer, dessa forma, o risco de acidentes será menor.

Ainda assim, tem muitas coisas que podem ser feitas numa casa para torná-la mais segura para os pequenos. Neste artigo, vamos dar algumas dicas importantes quanto a isso. Confira!

Use as redes de proteção em locais específicos

As redes de proteção são essenciais numa casa com crianças. Elas vão garantir maior proteção em algumas áreas específicas, locais que muitas vezes servem de palco para acidentes fatais.

O primeiro lugar que você deve colocar redes de proteção é nas janelas de sua residência. Mesmo que em um determinado ambiente a criança não frequente tanto, mesmo assim, as redes de proteção não devem ser menosprezadas.

Locais como piscinas e escadas também devem receber redes de proteção.

Cuidados com objetos cortantes e pontiagudos

Muitos objetos que temos em casa podem contribuir para acidentes graves como os objetos cortantes e pontiagudos. Por exemplo, um dos objetos que pode ter pontas é a mesa. Independente do tamanho dessa mesa, você precisa proteger as pontas para que a criança não bata com a cabeça nela.

Faça uma averiguação pela casa e elimine do alcance da criança qualquer objeto que possa lhe causar algum tipo de sofrimento.

Proteja as tomadas e não deixe fios expostos

Outra coisa que você pode fazer para deixar o lar mais seguro para as crianças é proteger as tomadas e não deixar a fiação exposta. Algumas casas têm as tomadas muito baixas, com isso, o risco de acidentes aumenta já que as crianças poderão ter acesso.

O ideal é usar aqueles tampões que são vendidos em armazéns, para tapar essas tomadas quando não estiverem usando. A fiação de alguns eletrodomésticos também deve ser recolhida ou protegida para que as crianças não tenham acesso.

Coloque portões no topo ou base de escadas

As escadas são um dos locais em uma residência onde mais ocorrem acidentes. Por isso, é muito importante proteger as crianças nessa área. Para isso, você pode colocar portões no topo e também na base das escadas para evitar seu acesso livre.

Esses portões são vendidos em lojas específicas e também em armazéns de construção. Esses portões vão evitar que as crianças caiam da escada.

Coloque produtos perigosos em locais de difícil acesso

Toda casa tem produtos de limpeza e outros itens perigosos que ajudam a manter o ambiente limpo e livre de pragas urbanas. Por isso, esses produtos precisam ficar em uma área totalmente controlada, longe do alcance das crianças.

Se for possível, providência que esses produtos sejam trancados com cadeados ou chaves. Assim você vai garantir maior segurança nessa área.

Coloque travas em algumas tampas

Algumas tampas como a de forno de fogão e também a do vaso sanitário, devem ter travas. Essas travas vão garantir que a criança não se acidente ao tentar subir.

Leave your comment