Quem é pai e mãe de primeira viagem deve saber que, na fase infantil, o risco da criança se contaminar com uma doença infecciosa é muito grande. Por isso, todo cuidado é pouco nesse período.

Algumas doenças deixam sequelas irreversíveis, outras podem causar a morte. Por isso, é preciso que os pais fiquem atentos quanto a alguns sintomas que podem se manifestar logo no início da doença.  

Saiba agora quais são as doenças infecciosas mais comuns nas crianças e quais sintomas devem receber a atenção dos pais.

Doenças infecciosas – como são contraídas?

A maioria das doenças infecciosas são transmitidas por meio da alimentação e água contaminadas. Geralmente crianças que moram em periferias são mais afetadas, já que nesses locais não há o tratamento de esgoto adequado e, na maioria das vezes, o esgoto corre a céu aberto.

Outra forma de contaminação é através da água doce, ou seja, banho de rios, que contém urina e fezes humanas, além de caramujos contaminados com doenças.

Quais doenças são mais comuns nas crianças?

Há diversas doenças que poderíamos citar aqui, mas vamos nos concentrar nas principais doenças que muitas crianças são contaminadas todos os anos.

Catapora

Conhecida como varicela, a catapora é uma doença infecciosa muito comum na fase infantil, além do mais, é altamente contagiosa. Por isso, o número de crianças infectadas é muito alto. Seu principal sintoma são as bolhas que se formam na pele, algumas vezes, causando dores e coceira. Porém, já existe vacina para prevenir essa doença.

Caxumba

Também se trata de uma infecção muito contagiosa, que acomete as glândulas salivares, deixando a região do queixo e pescoço muito inchados. Seu principal sintoma é o inchaço na região, febre e perda de apetite. A vacina tríplice viral evita que a criança seja contaminada.  

Meningite

A meningite é uma das doenças que mais preocupam os pais, pois afeta o sistema nervoso central, causadas por vírus ou bactérias. No entanto, se o diagnóstico e tratamento não for feito de forma rápida, a criança pode ir a óbito.  

Poliomielite

A paralisia infantil é uma das sequelas causadas pela poliomielite. Trata-se de uma doença infecciosa e contagiosa que ataca o sistema neurológico da criança. Felizmente, há vacina para prevenir a doença.

Quais sintomas devem acender o alerta dos pais?

A maioria dessas doenças apresentam sintomas muito similares. Entre os sintomas estão: dor de cabeça, dor na região da barriga, febre, tosse, coceira, diarreia, prostração, vômitos, dores musculares, calafrios e outros.

Qualquer que seja os sintomas que a criança apresenta, é um sinal de alerta e um médico deve ser consultado.

O que os pais podem fazer nesses casos?

O que os pais podem fazer quando seus filhos são infectados por uma dessas doenças é procurar um Infectologista em São Paulo, caso seja morador desta região. Na verdade, é preciso procurar atendimento médico o quanto antes.

Um infectologista vai identificar o agente causador da doença e passar o melhor tratamento possível para a criança. Além do mais, medidas vão ser adotadas para evitar que a doença progrida, levando a criança a óbito.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *