Como os pais podem interagir com as crianças em tempos de pandemia?

Sim, nós sabemos que as rotinas familiares mudaram inteiramente no mundo todo, e isso tudo, em consequência da pandemia mais recente: novo Coronavírus. Fazia muito tempo que escolas e creches não eram fechadas, e muitos pais já não conviviam por tanto tempo com seus filhos que nem agora.

Na verdade, essa é uma convivência forçada, portanto é bem diferente das que estamos acostumados, não é raro que as crianças estejam cansadas de ficar em casa e estejam estressadas. 

Muitas famílias foram afetadas com a pandemia, e infelizmente boa parte delas não sabe bem como lidar com essa situação tão complexa que se formou. Vamos conferir algumas maneiras de interagirmos com nossos filhos nesse tempo em que devem ficar em casa, veja abaixo!

Dicas para lidar com as crianças em tempos de pandemia

Antes de tudo, temos que entender que por mais que as creches e escolas estejam fechadas, precisamos sim de uma rotina de estudos para nossos pequenos, lembrando que criança possui tendência a preferir brincadeiras do que estudar. 

Porém, aos pais cabe o dever de fazer com que elas saibam qual é o momento de sentar e estudar, prestar atenção e aprender. 

Esse é um momento que pode ser bem complicado, sabemos que muitos pais da periferia nem mesmo estudaram, e esse tem sido um ponto constante de debates entre o Governo e os professores. 

Aos que estudaram, fica um pouco mais fácil ajudar os pequenos, nesses casos, o ideal é fazer com que as crianças saibam que essa rotina apenas foi alterada, que posteriormente eles terão que voltar aos afazeres normais do dia a dia.

Além disso, é importante mantermos a rotina do sono, muitos pais acabam se excedendo e permitem as crianças ficarem acordadas até tarde, isso acaba sendo um problema afinal criança tem mais energia que os adultos, e precisa em algum momento gastá-las. 

Caminhar com as crianças, fazer atividades físicas leves e divertidas também são boas ideias, afinal, eles cansam de simplesmente ficar dentro de casa. Sempre lembrando das máscaras, lavar as mãos com sabão neutro e o álcool gel! 

E então como comemorar aniversário em casa? 

Em plena pandemia são diversas as crianças que estão fazendo aniversários, muitos pais sabem que não podem fazer comemorações grandes, então podem sim optar por fazer algo em casa e não deixar passar em branco.

Outro dia também fui atrás de informações sobre buffet infantil em Curitiba, justamente pensando nessa ideia, de não deixar passar um aniversário em branco, claro que devemos ser conscientes e não fazer aglomerações.

Empatia é tudo nesse momento, e não há problemas algum em comemorar com que já convive e mora junto não é mesmo? 

O importante é que as crianças compreendam que não farão uma festa grande justamente porque esse é um momento de cuidado com a vida deles e das demais pessoas, e que futuramente pode sim haver uma boa comemoração. 

Tirar bastante fotos, fazer brincadeiras divertidas e guardar lembranças desses momentos são importantes, futuramente as crianças devem lembrar desse momento tão difícil que estamos vivendo e que venceremos certamente! 

Leave your comment