6 atividades para fazer com as crianças na quarentena

Quem tem filhos pequenos em casa e está tendo que ficar em quarentena, pode estar encontrando dificuldades para arrumar alguma atividade que não seja passar o dia vendo televisão ou celular. Com o coronavírus, pode ser necessário direcionar esse olhar para a televisão e celular para encontrar a resposta para atividades.

Existem diversas atividades que podem ser feitas de maneira lúdica com itens que se tem em casa mesmo, como cola, papel, tnt tecido, e transformar os dias em uma grande diversão. No próprio celular, podem ser encontrados vídeos no Youtube que ensinam como fazer pulseiras, bonecos, origamis, tudo para fazer em casa ao lado do pequeno.

Piquenique

Aproveite esse momento para propor um acampamento acompanhado piquenique. Coloque uma grande toalha colorida, uma cesta e dentro todos os lanchinhos que podem fazer todo mundo feliz, alimentos novos podem ser uma boa pedida para que essa experiência faça com que eles queiram experimentar. 

Caça ao tesouro

Uma outra brincadeira que pode ser ótima para estimular a curiosidade e ainda a aproximação da criança com o meio a sua volta, é caçando tesouro sensorial. Para tal, selecione cinco ou mais tens que tenham texturas diferentes. Escolha algo macio, aveludado, liso, áspero. Pode usar folhas, tecidos, flores e outras plantas.

Brinquedos de sucata

Quando se fala em ter mais consciência com a natureza, uma ótima dica é incentivar o cuidado através de mostrar a importância em reciclar e reutilizar os objetos. Aproveite as embalagens vazias, assim como caixas, objetos quebrados e use isso como um meio para estimular a criatividade dos pequenos, montando um novo brinquedo ou objeto.

Mímica animal

Ensine as crianças as principais características dos diferentes animais, com os diferentes lugares que eles vivem. A criança vai ter a missão de imitar algum animal e mostrar o ambiente em que ele vive. Não vai demorar muito para que os dois possam se entreter, rir muito com as imitações que podem surgir. 

Yoga

O Yoga pode ser uma forma dos adultos e das crianças terem um contato de conexão com o momento presente. Os movimentos dessas atividades possibilitam um maior alongamento do corpo, além de ter um foco na respiração.

O ritmo é mais lento e pode deixar as crianças com um pouco de tédio ou dificuldade em manter a concentração, visto que eles têm muita energia acumulada querendo gastar. Existem vídeos para crianças que tem movimentos mais rápido, que foca em trocar de posições, sem ter um tempo determinado como para os adultos.

Dança

Existem diversas músicas que apresentam coreografias que são explicadas nas letras mesmo. Assim, fica mais fácil para as crianças conseguirem aprender, entenderem o que a cação está falando e os pais podem fazer os passos para que eles imitem.

Não há nenhuma regra de que tipo de música escolher, mas é interessante deixar com que eles escolham. No final, a família toda pode aproveitar para gastar as energias, suar bastante, além de garantir que vão dar ótimas risadas. 

Leave your comment